Sob Dilma, Desigualdade no Brasil atinge menor patamar na história, mas dá sinais de estagnação

Entre 2004 e 2012, índice de Gini cai de 0,556 para 0,507, menor marca da história do país. Feito digno de nota. Porém, o índice permanece igual ao registrado em 2011. E permanece ainda em níveis muito elevados.

Imagem

É interessante notar, também a variação regional do índice. A primeira constatação é a de que a desigualdade se reduziu, entre 2004 e 2012, em todas as cinco regiões. O mais interessante ocorreu na região Sul, que historicamente apresenta o menor nível de desigualdade do país. Ao contrário do que se poderia pensar, foi ali onde houve a maior redução relativa (11,57%) e absoluta (-6,1 pontos) da desigualdade de renda, medida pelo índice de Gini.

 

Imagem

 

Outro detalhe é que a evolução ano a ano (2004-2012), não foi linear nas regiões. Na região Norte, a desigualdade subiu em 2009 e 2011, antes de cair em 2012. Já no Nordeste, depois de quedas sistemáticas, a desigualdade subiu em 2012. No Sudeste, o comportamento foi semelhante: depois de sucessivas quedas, em 2012 houve estagnação (+0,1 ponto).

 

Os dados do Gini de 2012 sugerem que, no agregado e em suas variações regionais, o projeto lulista, de inclusão social sem ruptura foi exitoso e o grande responsável pela notável evolução da igualdade de renda no país. Por outro lado, está dando sinais de que as atuais políticas já não estão dando mais os resultados verificados ao longo da última década. As “Manifestações de Junho” foram um sintoma deste diagnóstico.

Para a desigualdade de renda no país seguir caindo, será preciso dar um passo que implicará reformas estruturantes, em especial a reforma tributária e melhoria dos serviços públicos (o que significa rediscutir o financiamento das cidades). Nesse caso, não será mais possível evoluir sem descontentar o capital.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s